http://www.gilmarjoao.blogspot.com/google62b2669dedc85e57.html As Aventuras de Gilmar: Meio Ambiente

Meio Ambiente

Jacaréele é um réptil assustador 



Os jacarés são répteis bem adaptados ao meio ambiente e dominam ainda hoje muitos habitats. Ao contrário do que se pensa, o jacaré não é lento. Se for melindrado ou estiver preste a dar o bote, adquire velocidade impressionante. Dentro da água, seu ataque é geralmente mortal, já que é um exímio nadador.

O jacaré é carnívoro e aceita tudo, desde que a alimentação oferecida seja à base de proteína animal. A exigência alimentar é de 10 % do peso vivo ao dia, pois tem o metabolismo lento.

O que mais assusta nesse animal é o tamanho de sua boca e a quantidade de dentes - entre 70 e 80. Quando a vítima é pequena, o jacaré simplesmente engole a presa inteira. Já quando a vítima é maior, o jacaré a segura pelas mandíbulas e a sacode bruscamente até que se despedace. Quando o ataque acontece dentro da água, uma espécie de válvula isola a traquéia evitando, assim, que a água invada o pulmão.

O sucesso da saída do animal da água para o meio terrestre ocorreu por alguns motivos como pele grossa que auxilia no equilíbrio iônico do animal; desenvolvimento dos pulmões bem capacitados; coração com quatro cavidades (muito parecido com o coração humano) e ovo com casca, que protege o embrião do meio.

A reprodução nos jacarés, em geral, ocorre no período de julho a outubro. A maturidade sexual chega aos sete anos para a fêmea e para o macho aos dez.


Até entre estes poderosos répteis existe jogo de sedução. Ao entrar na água, o macho se põe a rodear a fêmea em círculos cada vez mais estreitos. O macho curva o corpo com a cauda por baixo da fêmea, para encostar sua cloaca na dela. Os dois emitem ruídos e conservam o focinho fora d’água. A cópula dura cerca de um minuto.

A postura coincide com o final da primavera e a fêmea chega a colocar de 20 a 40 ovos que ficam incubados entre 60 e 90 dias, dependendo da temperatura, eclodindo de janeiro a março.

A incubação é feita pelo calor do sol e pela fermentação química dos produtos que são usados para a formação do ninho.

Os filhotes nascem com a aparência igual a dos pais, porém com apenas 25 cm de comprimento. Nesta fase, a alimentação é de insetos, sapos, ratos e peixes.

A idade adulta chega aos três, quatro anos de idade, quando o jacaré mede aproximadamente 1,8 m de comprimento.
Origem e História
Os jacarés são descendentes dos primeiros répteis que habitavam o planeta há 230 milhões de anos. É por isso que se diz que ele é um animal pré-histórico. É parente, entre outros, do dinossauro.

Atualmente, existem muitas espécies de jacarés espalhadas pelo continente americano. Só no Brasil, são cinco tipos diferentes, em várias regiões. São conhecidas popularmente como:
1- Jacaré - negro ou jacaretinga, Jacaré - do – pantanal;
2- Jacaré-aruará, jacaré- açu ou jacaré-gigante;
3- Jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-do-focinho-largo ou ururau;
4- Jacaré-coroa ou paguá;
5- Jacaré-coroa ou caimão-de-cara-lisa..









Sexta-feira, Abril 29, 2011

BIODIGESTORES: UMA AJUDA PARA O MEIO AMBIENTE


A fossa séptica biodigestora soluciona um antigo problema. foto: 
Plestenjak

A falta de tratamento de água e esgoto nas residências brasileiras é, segundo o Ministério da Saúde, a causa de 75% das internações hospitalares no Brasil. Além disso, a técnica da fossa negra, muito utilizada na zona rural, acaba contaminando o lençol freático. Pensando em uma maneira mais sustentável de construir uma fossa, a
EMPRAPA desenvolveu a fossa séptica biodigestora. Além de ecológica e não poluente, este tipo de fossa produz adubo orgânico que pode ser usado no cultivo de plantas.

Na fossa séptica biodigestora utiliza-se 3 caixas d´água conectadas e enterradas. A primeira caixa recebe todo mês uma mistura de água com esterco bovino que, misturada as fezes humanas, fermenta produzindo o adubo. Além das vantagens mostradas, a técnica dispensa grandes quantidades de água utilizadas em serviços de manutenção do sistema hidráulico, como a
limpa fossa. O que preserva o "ouro líquido", tão escasso nos dias de hoje.



                                    ÁRVORES SÃO SAGRADAS PARA O MEIO AMBIENTE

Proteja as árvores, elas são vitais para a saúde do planeta. foto: Marco Pozzana

Ainda hoje, florestas vêm dando lugar ao asfalto em um ritmo alarmante. Se você acha que este cenário pode agravar os sintomas das mudanças climáticas, acertou na mosca.

Praticamente todos os seres vivos dependem das árvores de alguma forma. Elas estão intimamente ligadas à dinâmica da água nos continentes, pois ajudam a levar a água das chuvas para os lençóis freáticos, originando as nascentes, rios e os mananciais. Também protegem o solo, evitando a erosão e o deslizamento de terra nos morros. Além disso, as árvores fazem o chamado "sequestro de dióxido de carbono" (CO2), um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.